× Fale Conosco

Agende sua avaliação!

Enviar via
Ou ligue para (41) 99133-4871
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Agende sua avaliação!
×
× Envie-nos um E-mail

    Saúde Bucal e a Sua Importância na Prevenção de Doenças

    Uma boa saúde bucal é essencial para o bem-estar físico e mental em geral. A má higiene oral pode ter sérias consequências para sua saúde, levando a muitos tipos de doenças sistêmicas. 

     

    Estudos recentes confirmaram a ligação entre saúde oral e prevenção de doenças, enfatizando a importância de uma escovação e uso adequado do fio dental. Com isto em mente, é essencial entender a conexão entre saúde bucal e prevenção de doenças, e a importância de visitas regulares ao dentista. 

     

    Conhecer os fatos e compreender os riscos associados à saúde bucal deficiente pode ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre seus cuidados orais e garantir que sua boca permaneça saudável.

     

    Este texto explora a ligação entre saúde bucal e a sua importância na prevenção de doenças, fornecendo as informações necessárias para tomar decisões informadas sobre a higiene oral.

     

    Qual é a relação entre saúde bucal e prevenção de doenças?

     

    A cavidade oral é o lar de uma série de bactérias, muitas das quais são inofensivas. Entretanto, a placa dental, formada por bactérias encontradas na boca, se não tratadas, pode endurecer e resultar na formação de cárie dentária, causada por Streptococcus mutans, um tipo de bactéria encontrada na boca. 

     

    Quando não tratada, a cárie dentária pode se transformar em doença periodontal, uma infecção bacteriana que danifica as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. A má higiene bucal também pode levar a outras infecções como gengivite e amigdalite.

     

    Como a falta de higiene oral leva a doenças sistêmicas?

     

    A saúde bucal está ligada à saúde geral de muitas maneiras. Estudos descobriram que a doença gengival está ligada à pressão alta, doença cardíaca, diabetes, nascimento prematuro de bebês, baixo peso ao nascer e baixos níveis de ferro no sangue. 

     

    A doença periodontal também pode levar a um aumento do cortisol, o hormônio do estresse, que aumenta a pressão sanguínea e contribui para a doença cardíaca. As bactérias encontradas na boca podem ser transmitidas para outras partes do corpo através da corrente sanguínea, causando infecções. 

     

    Bactérias encontradas na boca também podem entrar na corrente sanguínea durante procedimentos odontológicos, incluindo a limpeza dos dentes, cirurgia oral e infecções dentárias que se estendem além da cavidade bucal. 

     

    Essas bactérias,então, podem se deslocar para outras partes do corpo e causar infecções, tais como pneumonia, problemas na corrente sanguínea, septicemia e meningite.

     

    A importância das visitas odontológicas regulares

     

    A má higiene oral é frequentemente o resultado de negligência ou falta de compreensão sobre a saúde oral. Uma rotina de higiene oral negligenciada pode resultar em doenças que podem se tornar crônicas, ser dolorosas e até mesmo levar à morte. 

     

    Visitas regulares aos dentistas ajudam no tratamento de pequenos problemas de saúde bucal antes que eles se tornem mais graves. Uma visita odontológica é a melhor maneira de garantir que você está praticando uma higiene oral adequada e recebendo uma rotina de saúde bucal apropriada. 

     

    Essas visitas auxiliam na prevenção e tratamento de doenças dentárias, como cárie dentária e doença periodontal. Uma visita odontológica também é a melhor maneira de diagnosticar um possível câncer bucal, sendo que o tratamento, quanto mais cedo se inicia, mais bem sucedido será.

     

    Os benefícios de uma boa higiene oral

     

    Uma boa higiene oral é essencial para promover a saúde bucal e reduzir o risco de doenças e outras complicações de saúde. Ela inclui escovação diária com uma escova de dentes com cerdas macias, fio dental, enxague com um antisséptico bucal e visita ao dentista a cada seis meses para um check-up. 

     

    Escovar os dentes duas vezes e usar o fio dental uma vez por dia é a maneira mais eficaz de remover a placa bacteriana e prevenir doenças dentais. O enxague diário com um antisséptico, como o Listerine, ajudará a matar mais bactérias que se acumulam em sua boca ao longo do dia. 

     

    Finalmente, visitar o dentista a cada seis meses para um check-up é uma ótima maneira de detectar qualquer potencial problema de saúde bucal antecipadamente, garantindo a manutenção de uma higiene bucal adequada.

     

    Dicas para melhorar sua saúde oral

     

    Embora a escovação e o uso do fio dental sejam as melhores maneiras de promover a higiene oral, há também outras medidas que você pode tomar para manter sua boca saudável. Aqui estão algumas dicas para promover a saúde bucal:

     

    • Tenha uma dieta saudável: uma dieta saudável com muitas frutas, vegetais e fibras frescas é a chave para promover a saúde bucal. Alimentos ricos em vitamina C e betacaroteno podem reduzir o risco de cárie dentária, enquanto as fibras ajudam a limpar os dentes naturalmente;
    • Beba água: a água é essencial para a higiene bucal e promove a saúde em geral também. Beba muita água ao longo do dia para evitar a secura da boca, o que pode levar a um aumento de bactérias;
    • Evite o tabaco: o tabaco pode levar a problemas de saúde orais e gerais. Além disso, é um fato conhecido que o tabaco faz com que os dentes e as gengivas pareçam descoloridas.